Terapia de Casal

O QUE É TERAPIA DE CASAL?

terapiadecasais.jpg

Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento com foco em soluções que promovam a qualidade de vida dos membros, a terapia para casal, busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las, e consequentemente uma melhora na dinâmica conjugal do casal.
O terapeuta é sempre imparcial e atua apenas como intermediador entre o casal ampliando assim a visão como um todo, que na maioria das vezes encontra-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.
QUANDO OS PROBLEMAS DE UM CASAL COMEÇAM A APARECER?
As relações amorosas passam por diferentes momentos ao longo de sua trajetória. No início, o casal vive uma paixão, há o deslumbramento, a vontade de estar sempre ao lado da pessoa amada, de conhecê-la cada vez mais e melhor e uma atração pelo que é novo e diferente. No entanto, conforme o tempo passa, a convivência muda, as imperfeições aparecem e a empolgação inicial diminui. Muitos casais encontram dificuldade de lidar com a transformação natural que a convivência acarreta e de investir criativamente na relação; exatamente nesse aspecto é que o casal começa a enfrentar problemas de crise no relacionamento dos mais variados tipos, assim precisando de uma terapia para casal.

As Fases de Mudanças
Em algumas fases na vida do casal, as mudanças são grandes, o que causa um desconforto e uma limitação quanto suas ações frente aos problemas enfrentados de maneira inesperada. Para cada experiência que o casal vive é preciso um grau de maturidade para que esses períodos não se tornem uma crise no casamento. A terapia de casal contribui para que essas etapas da vida sejam enfrentadas de maneira mais leve e saudável.
1 – Adaptação
Esta fase compreende aproximadamente os três primeiros anos de casados. É uma etapa fundamental, dado que nela se estabelecem os fundamentos ou bases da relação. Durante este tempo, o casal se adapta a um novo sistema de vida, por isso, os segredos do sucesso desta fase são a comunicação e a negociação.
É importante que o casal faça um projeto familiar, no qual se visualizem o futuro, estabeleçam as metas que querem alcançar. Os esposos são provados na forma como lidam com o dinheiro, com o tempo, bem como na distribuição das tarefas do lar, entre outras coisas. É um momento de decisão e acordos. Procurar uma terapia de casal nesse período facilita muito essa fase de novas descobertas.
2 – Estabelecimento e chegada dos filhos
Esta fase acontece entre os 3 e os 10 anos de casados, aproximadamente. A lua-de-mel e o processo de adaptação já terminaram e agora há um maior conhecimento do cônjuge; portanto, é provável que as desavenças sejam mais frequentes – ou, pelo contrário, diminuam, como resultado da maturidade adquirida na primeira etapa de convivência.
Nesta época, muitos casais se tornam pais, fato que envolve desafios diferentes e uma nova organização dos papéis. Os cônjuges precisam evitar que a dedicação aos filhos substitua a relação de casal. Também é preciso velar para que os compromissos do trabalho e as demandas da vida diária não deem início a um gradual distanciamento. Essa fase, e principalmente por volta dos 7 anos de casamento é onde mais acontece os divórcios, isso porque há um distanciamento do casal.
3 – Ninho vazio
É um momento de grande desafio, quando os filhos saem de casa e o casal retorna a ter que se focar nele próprio e já não tanto na paternidade/maternidade. Por outro lado, nesta fase os pais podem assistir ao nascimento uma nova geração e podem tornar-se avós, iniciando o desempenhar de um novo papel nas suas vidas. Simultaneamente, os seus próprios pais estão a envelhecer e, muitas vezes, ficam dependentes, trazendo consideráveis responsabilidades, quer a nível ascendente como descendente. Este momento dependerá muito da fluidez e flexibilidade que a família tem vindo a desenvolver nos estágios anteriores: para alguns, será um momento de expansão para a exploração de novos papéis, autonomia, e até libertação, para outros poderá ser vivido como algo devastador, acompanhado por um sentimento de vazio, depressão e desintegração. Para enfrentar essa fase que pode ser difícil para muitos, a terapia para casal é indicada, pois ela ajuda o casal a buscar novos caminhos e prazeres na vida.
Entre em contato e agende uma avaliação!